quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

No palácio


         Depois do naufrágio, Ulisses e os marinheiros, já cansados, foram novamente parar à Eólia.
            Andaram, andaram, andaram, andaram...até que avistaram o palácio do rei.
            Bateram à porta do palácio e apareceu o rei Eolo, furioso com a desobediência dos marinheiros.
            - Confiei em vocês, pensei que não iam abrir o saco, de certeza que Ulisses vos disse para não o abrirem e que se o abrissem uma grande desgraça iria acontecer!- exclamou o rei.
            -Peço desculpa pelo que aconteceu, mas eu só vim para falar consigo- disse Ulisses para o rei Eolo.
            -Ulisses, és tão humilde e corajoso, podes ficar. Os outros que saiam do meu palácio! Vem comigo, Ulisses - disse o rei.
            -Eu vim aqui para falar consigo, senhor. Nós precisamos da sua ajuda!- disse Ulisses com esperança.
            -Não me parece! Depois dos teus marinheiros me fazerem aquilo? Eu tinha aqueles ventos presos há setenta anos!
            -Por favor, senhor- disse Ulisses já desesperado.
            -Não!!!!! Posso ser muito simpático, mas quando é para tomar decisões, sou justo. Ficamos assim...
            E Ulisses saiu do palácio e embarcou novamente com os seus companheiros.  

 Maria Inês Nunes

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O que pensam os Traquinas da Língua Portuguesa sobre a obra Ulisses

Eu adorei ler este livro, porque me fez sentir que estava a sonhar e eu via as personagens a fazerem os seus papéis na história, mas elas não me viam.
Beatriz Costa


Eu gostei muito da obra Ulisses. A personagem de que eu mais gostei foi Ulisses, porque é muito corajoso e inteligente.
Rúben Nunes

Gostei muito de o ler, porque tem aventuras e desventuras e parece que as estamos a viver. Digo com muita verdade que este foi o melhor livro que eu li, até agora.
Ariana Neves


Eu gostei, sobretudo, da maneira como a autora conta a história, porque Maria Alberta Menéres quando escreve tem uma imaginação tão fértil, tão bonita, tão doce que, quando as pessoas estão a ler o livro, sentem o amor com que ela o escreveu.
Joana Albuquerque


Esta história é fascinante! Nós lemos duas páginas e depois apetece ler o livro todo. De certeza que foi o melhor livro que já li!
Maria Francisca Ferreira

A professora leu esta obra em voz alta para nós, mas às vezes ela parava para nos fazer perguntas e eu não conseguia parar, pois ficava curiosa sobre o que vinha a seguir e a seguir... Maria Alberta Menéres é uma boa escritora, porque descreve as coisas muito bem, tal como eu gosto!
Sara Ferreira

Na minha opinião, a obra Ulisses é muito emocionante por causa da autora Maria Alberta Menéres, pois ela é muito criativa e utiliza a suspensão de frase, a enumeração, a comparação e a adjetivação. Esta obra é rica em recursos expressivos.
Daniela Cardoso


Eu gostei de ler esta obra, porque tem muitas aventuras. Um dos momentos que eu gostaria de ter vivido foi o que se passou no Mar das Sereias.
Maria Inês Nunes


Fiquei impressionado com as ilustrações. Têm cores muito vivas, então, dão mais emoção à história.
João Alexandre


A parte da história de que eu mais gostei foi quando Ulisses combateu os pretendentes da sua mulher que apareceram na sua ausência, pensando que ele estava morto.
Inês Correia


Esta história foi aquela de que eu mais gostei até hoje, porque tinha muitos recursos expressivos e pela história em si.
Diogo Antunes


Gostei da obra, porque esta escritora utiliza muitos recursos expressivos, o que torna o texto mais rico.Se eu fosse uma personagem desta história, gostaria de ser Ulisses ou um dos marinheiros.
João Luís


A parte da história de que mais gostei foi quando Ulisses e os seus homens enganaram os troianos com o cavalo que construíram.
Bernardo Abrantes


A personagem de que mais gostei foi Ulisses, porque era valente e estava sempre desejoso de correr mundo e de viver aventuras inesperadas.
Maria Leonor


A aventura de que eu mais gostei foi quando Ulisses e os seus amigos marinheiros foram parar à Ciclópia e lá encontraram um ciclope chamado Polifemo. Esse encontro foi muito engraçado.
Teresa Melo


A parte da obra de que mais gostei foi o diálogo entre Ulisses e Polifemo. Se dramatizássemos esta obra, gostaria de fazer o papel de Ulisses.
Tiago Canas


Eu gostei muito de ler esta obra, porque é uma obra muito bonita, cheia de felicidade e tristeza, de desgostos e alegrias.
Jacinta Albergaria


Eu gostei muito da obra Ulisses, porque é engraçada, divertida, com partes tristes e outras felizes.
Anastasiya Danylyak


Eu gostei muito da obra Ulisses, porque fala dum rei aventureiro que não gostava de guerras, mas gostava de ter aventuras pelo mar fora.
Ana Francisca


Na minha opinião, o livro é muito bom, porque tem vida própria, devido à suspensão de frase e à repetição.
Beatriz Santos


A parte da obra de que eu mais gostei e que gostava de ter vivido foi quando Ulisses foi parar à Ciclópia, uma ilha onde vivem os ciclopes que têm um olho no meio da testa.
Carolina Baptista











Um professor popular


A minha prima teve um professor esquisito mas…engraçado! Usava uma camisa aos quadrados azuis, um casaco aos quadrados vermelhos, umas calças aos quadrados amarelos, um chapéu de coco, uns óculos redondos e, por fim, um laço aos quadrados pretos.
Tinha o cabelo castanho e curto, olhos cor de amêndoa, as orelhas pequenas e as pernas altas e magricelas. Chamava-se Francisco, mas os alunos, professores e amigos chamavam-lhe Xico Pico. Chamavam-lhe Xico, porque era Francisco e Pico, porque é muito alto como a Serra do Pico nos Açores.
Ele era um professor popular, porque, nas aulas, era muito engraçado e divertido, fazia jogos com os alunos e eles aprendiam tudo.
Todos os professores tinham uma “inveja de morte” dele.
Mas a minha prima disse-me que não há melhor professor do que o Xico Pico.

Teresa Melo